sábado, 2 de fevereiro de 2013

PILATES PARA GESTANTES

O Pilates Postural para Gestantes é um programa adaptado a partir dos conhecimentos existentes do método criado por Joseph. Sendo assim, são retiradas do repertório todas as contra-indicações e tomadas às precauções essenciais para que a prática torne-se segura. O nosso grande diferencial é a escolha minuciosa dos exercícios que podem ser executados com segurança.
Nessa perspectiva de cuidados diferenciais observamos que os exercícios feitos na posição supina, ou seja, deitada de barriga para cima, devem ser utilizados com cautela principalmente a partir do 4 mês de gestação. Além disso, algumas intercorrências podem acontecer como a diástase dos retos abdominais, que é a separação dos músculos do abdome, e isso exige uma modificação importante no tipo de abdominais escolhidos. Várias são as particularidades, portanto cada trimestre gestacional exige um programa específico.
O Pilates é um sistema de exercícios complexos e quando utilizado integralmente na gestação pode trazer riscos à praticante. Portanto, não basta você procurar um profissional que ensine o método. É necessário que o profissional domine a especificidade do exercício físico na gravidez.


Benefícios:
  • Trabalho da respiração
    É um dos princípios mais importantes do método Pilates. Através dele torna-se possível: a otimização de padrões respiratórios inadequados, melhorando a sensação de cansaço; a ativação de músculos do tronco e abdome que trabalham quando respiramos profundamente; a melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura ajuda a acalmar. Além da respiração própria do Pilates, também fazemos treinamento específico para quem deseja o parto normal.
  • Fortalecimento da musculatura do abdome
    O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado de transverso do abdome que funciona como um cinta. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.
  • Fortalecimento do assoalho pélvico
    Um assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto, melhora a circulação para a região pélvica, promove a rápida recuperação e cicatrização, auxilia na reconquista de boa qualidade muscular após o parto, previne incontinência urinária por esforço, apóia os órgãos da pelve, previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas e promove a estabilidade da musculatura postural.
  • Melhora da circulação
    Como o Pilates é uma atividade dinâmica, ocorre uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo. Isso é benéfico tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Um dos resultados visíveis é a prevenção de câimbras e inchaços nas pernas.
  • Otimização da postura
    Durante a gestação, o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade que por sua vez conduz às alterações posturais típicas da gravidez. A projeção da coluna para frente pode trazer desconfortos musculares como a lombalgia, muito comum em gestantes. Com a prática assídua do Pilates, os músculos responsáveis pela postura são ativados através de um trabalho de reeducação de movimento e isso ajuda a amenizar os quadros de dor.

  • Preparo para o parto
    A interação entre o corpo e a mente durante a prática do método, conscientiza a gestante sobre as modificações fisiológicas e psicológicas dando um maior suporte para o parto.

  • Fortalecimento dos membros superiores e inferiores
    No Pilates, todo o corpo é trabalhado, assim tanto os braços quanto às pernas serão fortalecidos para ajudar a futura mamãe a ter qualidade de vida durante a espera e durante os cuidados com o bebê como carregar e amamentar.
  • Atividade de baixo impacto
    O método Pilates tem no seu amplo repertório exercícios com movimentos de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações das gestantes.
  • Bem estar físico e mental
    Os exercícios do método associados com a respiração e concentração promovem um relaxamento e um bem estar físico e mental às gestantes.
  • Qualidade de vida
    A soma de todos os benefícios citados anteriormente possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário